Retorta é uma freguesia rica em património antigo, contudo, uma vez que foi acompanhando a rápida evolução dos tempos, existe grande diversidade na oferta de pontos a visitar.
A Igreja nova de Retorta levou diversos anos a ser concluída, teve várias fases até á sua conclusão final e diversas paragens, por falta de verbas. Foi mandada construir pelo então padre da freguesia Herminio Soares, passando pelos padres Carlos J. Coelho de Magalhães, Manuel Martins Soares e só foi terminada no tempo do padre Celestiano Ruas. Para a sua construção contribuíram todos os retortenses em especial o retortenses emigrado no Brasil, Lino Damásio.
Google Maps
Peculiar pela torre sineira adossada à cabeceira do templo: com uma base ornamentada com quatro fogaréus sustenta uma cúpula bolbosa e tem a particularidade de a estrada do adro ser do lado nascente, embora a entrada da Igreja seja do lado Poente e o altar-mor do lado nascente, como outras igrejas antigas. A frontaria ostenta um pórtico elegante, mas sóbrio.
Google Maps
A história de Retorta está intrinsecamente ligada à travessia do Rio Ave que, em tempos idos, chegou a ser feita em barcos a remos. Foi apenas em 2013 que se conseguiu inaugurar uma ponte digna, que serve não só os retortenses, mas também os habitantes das freguesias vizinhas.
Em 2023, na comemoração do 10.º aniversário da inauguração da ponte, a Junta de Freguesia mandou construir um ornamento, em forma de barco a remos, o qual intitulou de “Memorial ao Barqueiro”, tendo por objetivo manter viva a memória destes homens bravos que faziam a travessia do rio em barco a remos.
O Largo de Santa Luzia é o lugar mais emblemático da freguesia de Retorta e que muito nos orgulha. Ali situam-se a Capela de Santa Luzia, o coreto e um dos dois cruzeiros da freguesia, que não tem qualquer inscrição, mas no processo de alargamento da estrada Santa Luzia – Souto de Cima, datado de 1889, aparece referenciado como Cruzeiro de Santa Luzia. A capela, como a conhecemos atualmente foi inaugurada em 18/12/1949, contudo há registos que remontam ao século XVII que sugerem a existência de uma capelinha no mesmo sítio, sendo que existe uma planta do século XIX em que a capela aparece numa posição transversal à atual.
Google Maps
Tougues é uma freguesia rural e pacata, onde podemos desfrutar do silêncio, da tranquilidade e beleza da paisagem. Tal como Retorta tem património muito antigo, e tendo evoluído bastante nestes últimos anos, tem diferentes pontos de interesse a visitar.
Reza uma antiga lenda que a Capela do Sr. do Padrão foi mandada erigir em virtude de um milagre: os mouros avançavam para Norte e ao chegarem a este local viram-se impedidos de continuar, por nenhuma causa natural, mas antes divina.
Google Maps
Igreja oitocentista de planta retangular, composta por nave, capela-mor, anexo e torre sineira adossados ao lado esquerdo. Torre sineira composta por três registos, dois dos quais, o maior e o menor, foram oferecidas pelo grande benemérito José de Azevedo Fernandes em 1875 e de um relógio, oferta de Joaquim de Azevedo Maia, coberta por coruchéu piramidal e com ventanas, de volta perfeita.
A Igreja paroquial como a conhecemos hoje, foi inaugurada em agosto de 1936, após obras de requalificação e ampliação, tendo a frontaria sido azulejada em 1979. No altar-mor, está à direita S. Vicente, padroeiro da freguesia e do lado esquerdo S. Sebastião, ambos mártires.
Google Maps
Este projeto, situado numa zona emblemática da freguesia, teve por objetivo beneficiar e valorizar este espaço, dando lugar a uma pequena praça de belo enquadramento urbanístico, num contexto de proximidade com a água através das fontes e com brasão de Tougues lapidado no chão, enriquecendo assim o património da nossa terra.
A concretização deste projeto foi da responsabilidade da União de Freguesias Retorta/Tougues e da Câmara Municipal e simboliza o orgulho do Executivo da Junta e da Câmara Municipal no trabalho realizado, tendo sempre bem presente o desenvolvimento da freguesia e o bem-estar e qualidade de vida da população.
Tougues tem também um acolhedor e moderno, parque de jogos possibilitando às nossas crianças momentos de divertimento e lazer, sempre muito importante no seu desenvolvimento e crescimento. O parque conta também com um Ringue com relvado sintético que serve miúdos e graúdos.
Os trilhos da Espinheira valeram a Tougues o título de “catedral de XCO”, pois por ali passam várias provas desta modalidade, nacionais e internacionais. Estas são organizadas pela secção de BTT do Grupo Desportivo de Tougues em conjunto com a DC Events e com o apoio da associação de ciclismo do Porto. São também motivo de grande orgulho para a nossa freguesia!